As razões para o seu filho não querer comer por se sentir pressionado são;
– Ansiedade alimentar: Quando uma criança é pressionada a comer, ela pode desenvolver ansiedade em torno da comida. Isso pode levar a uma preocupação excessiva com o ato de comer, dificultando a capacidade da criança de relaxar e aproveitar a refeição.
– Aversão alimentar: A pressão para comer certos alimentos pode levar a uma aversão a eles. Da mesma forma que a proibição de alguns alimentos pode levar a obsessão por eles. Quando pressionada a criança associa o ato de comer com estresse o que diminui sua vontade de comer e experimentar novos sabores e texturas.
– Perda da autorregulação: As crianças têm capacidade natural de autorregular sua ingestão de alimentos, comendo quando estão com fome e parando quando estão satisfeitas. A pressão para comer pode interferir nesse processo, fazendo com que a criança ignore seus sinais internos de fome e saciedade.
– Poder e controle: Quando os pais ou cuidadores insistem para que a criança coma, pode surgir um sentimento de poder e controle em torno da comida. Isso pode levar a uma resistência natural da criança, pois tenta recuperar o controle sobre sua própria alimentação.
Você já sabia disso? O seu filho tem dificuldades para comer? A hora das refeições tem sido muito estressantes?


