TARE é a sigla para Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo, que é um transtorno alimentar caracterizado pela falta de interesse nos alimentos, seja ela por medo, aversão, nojo ou até mesmo falta de apetite. Esse transtorno se divide em três subtipos:
O subtipo aversivo, caracterizado por medo de ingerir os alimentos, normalmente desencadeado após uma experiência negativa com a comida como por exemplo; engasgo, vômito, reação alérgica, internações e uso de sonda nasogástrica, etc.
O subtipo restritivo é caracterizado por uma falta de apetite, são pessoas que não tem interesse na comida e não sentem fome.
O subtipo evitativo está relacionado a uma questão sensorial, para esses indivíduos a textura, o cheiro o formato, a cor tem influência na alimentação, muitas vezes gerando sentimentos de nojo e medo da comida.
É importante ressaltar que em indivíduos com TARE a alimentação não está relacionado com o desejo de perder peso e nem demostram uma preocupação com o formato do corpo tal qual vemos na anorexia e na bulimia.
Psicóloga Karla Lima CRP 08/13886


