Seu filho está roendo unha? 

Se você tem percebido que seu filho está roendo unhas, precisa observar alguns pontos, as possíveis causas são: 

Imitação dos pais, irmão, amigo, qualquer pessoa próxima da criança que tenha esse hábito; 

A criança ansiosa também pode roer unhas para aliviar a ansiedade. Muitas vezes a criança começa a roer as unhas quando está entediada, tensa, cansada, estressada ou para aliviar algum sentimento que ela ainda não sabe como lidar. 

Mudanças repentinas na rotina da criança também podem levar a esse hábito como: divórcio, chegada de um irmão, perda de um ente querido, início em uma escola nova, mudança de endereço, entre outros. 

O que fazer? 

Com amor e paciência explique que não é um hábito saudável Mantenha as unhas bem aparadas e corte as “pelinhas” que se soltam com alicate. Não brigue e nem repreenda a criança, isso pode reforçar o hábito. Não passe pimenta, a criança pode entender como punição, e na maioria das vezes o ato é involuntário. 

É muito importante lembrar que o cérebro da criança ainda não está totalmente desenvolvido, ou seja, talvez seja necessário repetir muitas vezes até que deixe de ser um hábito. Outro cuidado é que todo comportamento que focamos aumenta, então se cada vez que eu olhar para criança eu falar sobre o fato dela estar roendo a unhas possivelmente esse comportamento se mantenha. 

Se a criança está roendo unhas por estar ansiosa, tente investigar a causa da ansiedade e ensine a criança outras formas de aliviar, como por exemplo respiração da velinha e da florzinha: Pinte com a criança uma flor e uma vela, recorte e cole num palito de picolé, cada imagem de um lado, coloque um cheirinho suave na florzinha. Depois de pronto, quando a criança estiver ansiosa, irritada, peça para que ela cheire bem devagar a florzinha e assopre a velinha! 

ATENÇÃO: Se a criança fica muito ansiosa, se você percebe mais alguma mudança no comportamento, por exemplo; está mais irritado, mais triste, mais quieto, mais agitado, etc. procure ajuda de um psicólogo! 

Se perceber que a criança está apenas entediada, ofereça algo manual, exemplo; massinha, fazer avião de papel, desenhar, etc. Uma bolinha macia para apertar, pode ser uma boa alternativa. 

Importante; 

Tente observar o que precede o ato de roer as unhas, está vendo tv? Durante a lição? Brigou com irmão? Isso pode te dar algumas dicas do que está por trás desse comportamento. Quando se trata de crianças, precisamos sempre investigar o que está por trás do comportamento, precisamos usar nossas habilidades de detetives! Tente observar o todo e não apenas aquele comportamento específico!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das nossas notícias
Precisa de ajuda?
Entre em contato